Jocilone Junior

“Trago?” (2019)

No cotidiano, ao transitar pela cidade, em contato com as vias e em estado de observação, com olhares às margens e sarjetas, me deparei com a carteira de cigarro, um objeto que logo me provocou um diálogo. Fiquei a refletir com as palavras da propaganda que advertem sobre o uso. Em um tom imperativo, elas trazem situações da vida que, algumas vezes, nem vão depender do consumo do cigarro. Foi nesse ponto que fiquei sensibilizado, pois é como um “recado” de que um dia Você adoece…prejudica e é inevitável  a morte. Afetos que nos atravessam durante a jornada que é estarmos vivos e experienciando.

“Trago?” é um trabalho que segue em desenvolvimento e que vai adquirindo outros formatos e dimensões.

 


Jocilone Junior

Formado em Design de Interiores na Estácio. Tem experiências na área de design gráfico, publicidade, ilustração, vídeo, animação e projetista. Fez cursos de ferramentas digitais da Adobe na Gracom, de ilustração no Senac e de projetista de móveis na MaisDesign. Participou de oficinas de encadernação no Porto Iracema das Artes e na Caixa Cultural, ministradas por Julião Junior; e oficina de marcas e símbolos na Unifor.

Participa de um laboratório de cunho artístico na faculdade, ministrado pela artista Claudia Sampaio. Ministrou três oficinas de encadernação artística na Estácio, no evento Cabeças de Papel e no estúdio de tatuagem Legacy, em parceria com Mateus Alves na Feitio Arte. Participou de uma exposição coletiva na Escola Mais Design. Fez o percurso de Artes Gráficas no Porto Iracema das Artes, onde também teve trabalho exposto.

Trabalhou com encadernação artesanal na Feitio arte. Desenvolve produção artística no suporte de livro e caderno de artista. Fez curso de artefatos em couro na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu. Foi aluno do Preamar de Artes Visuais no Porto Iracema das Artes. Atualmente, em 2020, vem explorando o campo do audiovisual. Foi contemplado no Mostra ART 120”, no Centro Cultural Vale do Maranhão.